14 de abril de 2010

“10” MELHORES PRÁTICAS DE MARKETING



1. POSICIONE SUA MARCA

Todas as marcas conhecidas do mercado possuem um posicionamento forte em alguma competência essencial, ou seja; boa comunicação com o público-alvo, promoção e propaganda, inovação, qualidade, diferenciação, enfoque, liderança, confiança e credibilidade.
Você pode posicionar sua marca a pelo menos cinco atributos, para que o consumidor perceba o valor de seu produto ou serviço.


2. SER O MELHOR EM SUA CATEGORIA

O objetivo é se tornar a melhor empresa no segmento de mercado escolhido. Está de bom tamanho ser bom em algo específico. Ninguém consegue ser excelente em tudo.
“Quem quer ser tudo para todo mundo, não é nada pra ninguém”.


3. DEFINA O PREÇO DE MANEIRA COERENTE COM O SEU POSICIONAMENTO

Não cometa erros de posicionamento duvidoso nem confuso. Lembre-se que produtos de luxo que custam muito menos do que a média de sua faixa de mercado, e produtos populares com preços altos fazem uma confusão terrível na cabeça dos consumidores.

4. FIQUE DE OLHO NA SAZONALIDADE

É sempre mais lucrativo concentrar os recursos das campanhas em épocas realmente favoráveis para vender seu produto.


5. INOVAR. INOVAR. INOVAR.

Seus produtos e serviços devem superar as expectativas dos consumidores. A Nestlé do Brasil oferece pacotes de inovação, e na páscoa vai contratar 7 mil pessoas, e além disso, está aproveitando da acomodação e retração dos efeitos da crise, para comprar outras empresas. Inovação: A empresa criou um modelo novo de venda com 5 mil mulheres trabalhando porta a porta.

6. UMA NOVA VISÃO DE MUNDO

Uma nova campanha que valorize as questões sociais e ambientais. Lançamento de produtos ecológicos. A marca DOVE com sua nova campanha de marketing consegue se posicionar sobre questões importantes para o consumidor: valores, cultura, causas ambientais.
A DOVE valoriza em suas campanhas as diferentes formas da beleza feminina, em vez de manter o conceito antigo no protótipo de mulher modelo, magra e alta.

7. NOVAS IDÉIAS.

Sua empresa deve ficar atenta à geração de novas idéias, novas aplicações e novo emprego dos produtos e serviços fora das condições rotineiras, como por exemplo; aplicar as tecnologias modernas de gestão, ao mesmo tempo que atende às exigências de um mercado competitivo de muitos desafios e oportunidades.

8. FOCO NO CONSUMIDOR

É precisão conhecer o que o consumidor quer?
Onde está o consumidor?
Você tem a resposta e vai até ele?

Você tem que ouvir o consumidor através de pesquisas antes de fazer qualquer mudança em seu produto.
A Coca-Cola perdeu clientes e participação de mercado para a sua maior concorrente a PEPSI, os períodos de 1980, por conta de mudança no sabor e embalagem , sem mesmo consultar os seus consumidores.
Recentemente, a Nestlé recebeu 65 mil e-mails dos consumidores, reclamando que o Nescau original tinha sido modificado. E isso realmente aconteceu, quando a NESTLÉ realizou uma pesquisa com degustação no Teste Cego, que terminou modificando a fórmula do NESCAU.

9. ANÁLISE CONSTANTE DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Faça uma análise dos canais de distribuição a cada cinco anos, para acompanhar as novas tendências de mercado. Lembre-se que a distribuição é um fator- chave de sucesso para quem está no negócio de bebidas. Para o segmento de Varejo, o Ponto-de -Venda faz a diferença.

Acompanhe as “ 5” lições de marketing no PDV- Ponto de Venda:
espaço atrativo; boa exposição de produtos; sinalização clara; embalagens sedutoras e preços atraentes; bom atendimento.


10. DEFINA ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO

Defina estratégias de fidelização com seus melhores clientes. Desenvolva experiências únicas, exclusivas e diferenciadas para os seus melhores clientes.

Quem são os seus melhores clientes?
Evidentemente que são aqueles cuja lucratividade e rentabilidade estratégica, operacional e de relacionamento são altos.
Como você identifica um cliente fiel?
Quando o cliente tem a disposição e o desejo de comprar do seu vendedor antes que ele o venda alguma coisa.

Fonte: Rosival Fagundes - administradores.com

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