1. POSICIONE SUA MARCA
Todas as marcas conhecidas do mercado possuem um posicionamento forte em alguma competência essencial, ou seja; boa comunicação com o público-alvo, promoção e propaganda, inovação, qualidade, diferenciação, enfoque, liderança, confiança e credibilidade.
Você pode posicionar sua marca a pelo menos cinco atributos, para que o consumidor perceba o valor de seu produto ou serviço.
2. SER O MELHOR EM SUA CATEGORIA
O objetivo é se tornar a melhor empresa no segmento de mercado escolhido. Está de bom tamanho ser bom em algo específico. Ninguém consegue ser excelente em tudo.
“Quem quer ser tudo para todo mundo, não é nada pra ninguém”.
3. DEFINA O PREÇO DE MANEIRA COERENTE COM O SEU POSICIONAMENTO
Não cometa erros de posicionamento duvidoso nem confuso. Lembre-se que produtos de luxo que custam muito menos do que a média de sua faixa de mercado, e produtos populares com preços altos fazem uma confusão terrível na cabeça dos consumidores.
4. FIQUE DE OLHO NA SAZONALIDADE
É sempre mais lucrativo concentrar os recursos das campanhas em épocas realmente favoráveis para vender seu produto.
Todas as marcas conhecidas do mercado possuem um posicionamento forte em alguma competência essencial, ou seja; boa comunicação com o público-alvo, promoção e propaganda, inovação, qualidade, diferenciação, enfoque, liderança, confiança e credibilidade.
Você pode posicionar sua marca a pelo menos cinco atributos, para que o consumidor perceba o valor de seu produto ou serviço.
2. SER O MELHOR EM SUA CATEGORIA
O objetivo é se tornar a melhor empresa no segmento de mercado escolhido. Está de bom tamanho ser bom em algo específico. Ninguém consegue ser excelente em tudo.
“Quem quer ser tudo para todo mundo, não é nada pra ninguém”.
3. DEFINA O PREÇO DE MANEIRA COERENTE COM O SEU POSICIONAMENTO
Não cometa erros de posicionamento duvidoso nem confuso. Lembre-se que produtos de luxo que custam muito menos do que a média de sua faixa de mercado, e produtos populares com preços altos fazem uma confusão terrível na cabeça dos consumidores.
4. FIQUE DE OLHO NA SAZONALIDADE
É sempre mais lucrativo concentrar os recursos das campanhas em épocas realmente favoráveis para vender seu produto.
5. INOVAR. INOVAR. INOVAR.
Seus produtos e serviços devem superar as expectativas dos consumidores. A Nestlé do Brasil oferece pacotes de inovação, e na páscoa vai contratar 7 mil pessoas, e além disso, está aproveitando da acomodação e retração dos efeitos da crise, para comprar outras empresas. Inovação: A empresa criou um modelo novo de venda com 5 mil mulheres trabalhando porta a porta.
6. UMA NOVA VISÃO DE MUNDO
Uma nova campanha que valorize as questões sociais e ambientais. Lançamento de produtos ecológicos. A marca DOVE com sua nova campanha de marketing consegue se posicionar sobre questões importantes para o consumidor: valores, cultura, causas ambientais.
A DOVE valoriza em suas campanhas as diferentes formas da beleza feminina, em vez de manter o conceito antigo no protótipo de mulher modelo, magra e alta.
7. NOVAS IDÉIAS.
Sua empresa deve ficar atenta à geração de novas idéias, novas aplicações e novo emprego dos produtos e serviços fora das condições rotineiras, como por exemplo; aplicar as tecnologias modernas de gestão, ao mesmo tempo que atende às exigências de um mercado competitivo de muitos desafios e oportunidades.
8. FOCO NO CONSUMIDOR
É precisão conhecer o que o consumidor quer?
Onde está o consumidor?
Você tem a resposta e vai até ele?
Você tem que ouvir o consumidor através de pesquisas antes de fazer qualquer mudança em seu produto.
A Coca-Cola perdeu clientes e participação de mercado para a sua maior concorrente a PEPSI, os períodos de 1980, por conta de mudança no sabor e embalagem , sem mesmo consultar os seus consumidores.
Recentemente, a Nestlé recebeu 65 mil e-mails dos consumidores, reclamando que o Nescau original tinha sido modificado. E isso realmente aconteceu, quando a NESTLÉ realizou uma pesquisa com degustação no Teste Cego, que terminou modificando a fórmula do NESCAU.
9. ANÁLISE CONSTANTE DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Faça uma análise dos canais de distribuição a cada cinco anos, para acompanhar as novas tendências de mercado. Lembre-se que a distribuição é um fator- chave de sucesso para quem está no negócio de bebidas. Para o segmento de Varejo, o Ponto-de -Venda faz a diferença.
Acompanhe as “ 5” lições de marketing no PDV- Ponto de Venda:
espaço atrativo; boa exposição de produtos; sinalização clara; embalagens sedutoras e preços atraentes; bom atendimento.
10. DEFINA ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO
Defina estratégias de fidelização com seus melhores clientes. Desenvolva experiências únicas, exclusivas e diferenciadas para os seus melhores clientes.
Quem são os seus melhores clientes?
Evidentemente que são aqueles cuja lucratividade e rentabilidade estratégica, operacional e de relacionamento são altos.
Como você identifica um cliente fiel?
Quando o cliente tem a disposição e o desejo de comprar do seu vendedor antes que ele o venda alguma coisa.
Fonte: Rosival Fagundes - administradores.com
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