8 de junho de 2011

Marketing de emboscada, você conhece?

Que as estratégias de marketing estão ganhando novos contornos, seja por meio da criatividade, das redes sociais ou de tudo isso junto, todo mundo já sabe.

Mas, talvez uma das ferramentas do marketing de guerrilha mais interessantes e polêmicas seja o marketing de emboscada. Segundo os estudiosos, o marketing de emboscada é uma forma de ganhar algum espaço, com investimento menor em relação ao patrocinador oficial, aproveitando oportunidades de forma "legal".

Outro fato que leva as empresas a praticar esse tipo de ação é quando não há a possibilidade de patrocinar um evento que daria grande visibilidade, seja pelos altos custos das cotas, falta de oportunidade e patrocínio exclusivo de alguma marca.
 
Um exemplo interessante foi o da marca de batatas Pringles, que utilizou a promoção da rádio Jovem Pan “Cadê o meu apê?”, como uma forma de divulgação. Para participar dessa promoção, era necessário enviar um vídeo dizendo a razão de você querer um apartamento novo. O autor do vídeo mais votado ganhava um apartamento novo. A Pringles enxergou aí a oportunidade de milhares de pessoas virem sua marca.

Confira o vídeo abaixo:








(Texto: Laureen Mello)

Um comentário:

Patrícia disse...

Haha, com pringles ou sem pringles...a ideia do vídeo é genial hahaha