12 de setembro de 2011

A logística e a promoção


Quando a primeira falta, a outra é prejudicada

No mix de marketing, a logística está lá, contida no P de Praça, junto com canal de distribuição e estoques. Mas, quando uma promoção sai do papel e vai para as gôndolas, avaliar todos os fatores do “Place” contribui enormemente para o sucesso, o bom atendimento e a satisfação dos clientes.

Foi o que não aconteceu na Promoção “Pode Ser Pepsi em Dobro. A marca da Ambev fez uma grande campanha nas TVs e na web, informando que nos dias 10 e 11 de setembro, você poderia levar dois refrigerantes e pagar o preço de um. A Pepsi também subestimou o poder de um outro P do marketing. Ela não acreditava que seu estoque de 120 carretas, que correspondem a um mês inteiro de vendas, fosse se esgotar em questão de horas, em algumas cidades.

A campanha foi bolada com o objetivo de alavancar as vendas dos refrigerantes, após uma acentuada queda por causa do inverno. A promoção ocorreu em parceria com as lojas do grupo Pão de Açúcar, em vários estados do País. Para tentar conter a falta de bebidas, as lojas do grupo solicitaram à Ambev mais 60 carretas. O pedido, porém, não foi atendido em sua totalidade e o resultado foi negativo.

Os supermercados, para não desagradar seus consumidores, acabaram oferecendo até o refrigerante da concorrência na promoção. Os consumidores, por sua vez, fizeram barulho na web. No site "Reclame Aqui", foram mais de 250 reclamações e no Facebook da Pepsi, cerca de 200 comentários negativos.   

Com informações e foto do site Exame

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