Quando a primeira falta, a outra é prejudicada
No mix de marketing, a logística está lá, contida no P de
Praça, junto com canal de distribuição e estoques. Mas, quando uma promoção sai
do papel e vai para as gôndolas, avaliar todos os fatores do “Place” contribui
enormemente para o sucesso, o bom atendimento e a satisfação dos clientes.
Foi o que não aconteceu na Promoção “Pode Ser Pepsi em Dobro”.
A marca da Ambev fez uma grande campanha nas TVs e na web, informando que nos
dias 10 e 11 de setembro, você poderia levar dois refrigerantes e pagar o preço
de um. A Pepsi também subestimou o poder de um outro P do marketing. Ela não acreditava que seu estoque de 120 carretas, que
correspondem a um mês inteiro de vendas, fosse se esgotar em questão de horas, em algumas cidades.
A
campanha foi bolada com o objetivo de alavancar as vendas dos refrigerantes,
após uma acentuada queda por causa do inverno. A promoção ocorreu em parceria com as lojas do grupo Pão de
Açúcar, em vários estados do País. Para tentar conter a falta de bebidas, as
lojas do grupo solicitaram à Ambev mais 60 carretas. O pedido, porém, não foi
atendido em sua totalidade e o resultado foi negativo.
Os supermercados, para não desagradar seus consumidores,
acabaram oferecendo até o refrigerante da concorrência na promoção. Os consumidores, por sua vez, fizeram barulho na web. No
site "Reclame Aqui", foram mais de 250 reclamações e no Facebook da Pepsi, cerca
de 200 comentários negativos.
Com informações e foto do site Exame
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