17 de maio de 2010

Marketing é luxo para pequenas empresas?

Os especialistas garantem que não. Para eles, é uma peça fundamental para o sucesso.


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marketing para pequenas empresas Qualquer empresa pode ter uma marca forte, ou seja, conhecida dentro do seu público-alvo 

 São Paulo -  É comum ouvir os pequenos empresários dizendo que marketing é artigo de luxo, setor que só as grandes empresas conseguem manter. Os especialistas garantem que essa visão é antiga e estigmatizada. "Marketing é uma questão de os sócios desejarem se organizar para começar a fazer um planejamento", defende Alessandro Basile, sócio da AGMKT, consultoria de marketing e estratégia para pequenas e médias empresas.
O publicitário Marcel Antunes,  diretor da Lusko Fusko Consultoria, vai mais longe e garante que "marketing não é impossível, nem caro, nem difícil para as empresas de pequeno porte. É obrigatório e feito de pequenas ações". Um cartão de visita diferenciado e um site bem feito já ajudam a consolidar a imagem da empresa com clientes e consumidores.

São as estratégias e o planejamento nesta área que conseguem reunir grupos de consumidores com os mesmos desejos e vontades em relação a um produto ou serviço. "O marketing funciona como um processo de relacionamento e entendimento da necessidade do cliente", explica o professor de marketing da ESPM, Luiz Fernando Biagiotti.

A sua comunicação precisa deixar claro qual é o diferencial competitivo do seu produto ou serviço para convencer o cliente. O primeiro passo é estar preparado para atender a demanda que pode surgir. "Se o cliente não conseguir ser atendido vai achar que a empresa não é boa", diz Antunes. Certifique-se também que o seu planejamento está bem feito. Isso inclui, por exemplo, preço correto, uma distribuição eficiente e ações no ponto de venda.

A marca de uma empresa é sua imagem com o público e para ter um melhor desempenho é importante que ela transmita os valores e compromissos do negócio. "Marca é o ativo mais importante para qualquer companhia", diz Biaginotti. Mas cuidado para não vincular sua marca a algumas palavras que perderam significado, como qualidade e solução. "É preferível apresentar isso na forma como presta o serviço do que colocar como um grande diferencial na comunicação", ensina Basile.

Qualquer empresa pode ter uma marca forte, ou seja, conhecida dentro do seu público-alvo e respeitando as devidas proporções. "A pequena empresa pode ter sucesso, mas tem que ter características próprias. Marcas de nicho que são muito fortes, mas desconhecidas por quem não faz parte do público consumidor dela", explica Biaginotti. É essencial é que a empresa tenha um posicionamento claramente definido, deixando claro o que é o negocio e para quem. "Parece simples, mas muitas vezes os empresários acabam perdendo o foco e agindo de forma pouco clara para o consumidor. Este é o grande ponto para que o empresário consolide a marca", diz Basile. 

Fonte: Exame.com

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